A crise do novo coronavírus tem nos forçado a criar novas formas de trabalho, estudo e lazer. Segundo a escritora Lana Bella, é preciso que estabeleçamos uma rotina que nos agregue valor, qualidade de vida e mais equilíbrio. Para isso, é essencial ter disciplina, autocuidado e tomar as escolhas certas para você, sempre lembrando que estará tudo bem se algo der errado durante o percurso:
“Troque ‘tenho de fazer’ por ‘escolho fazer’ e vá mais a fundo, pergunte-se suas razões. Assim, você dá significado às coisas e faz tudo com muito mais vontade”
Como equilibrar o tempo com sabedoria durante a quarentena?
Pandemia x Inteligência Emocional! Que momento para testarmos nossa inteligência Emocional ! Aprender sobre nós mesmos e como reagimos! Trabalhar o auto conhecimento e entender nossos gatilhos emocionais. Momentos de incertezas e mudanças radicais, como a quarentena, o isolamento social, o sistema de home office, o uso de máscaras e etc.. que teste!! Situações que impactam diretamente em nossas vidas, rotinas e hábitos. É neste ambiente de tensão que temos a rica oportunidade de avaliar nossa capacidade de adaptação frente a estas circunstâncias! Aprendermos sobre nossos limites! E como reagimos a estas situações! Quais as minhas emoções e intensidades? Após este período prolongado de isolamento, passa a ser perceptível um menor limiar de tolerância entre as pessoas e ao confinamento. E aqui mais um bom teste! Antes que o stress tome conta, principalmente por conta dos relacionamentos, trabalhe a empatia! Por que não, antes de julgar ou explodir, colocar-se no lugar outro buscando entendimento! Aproveite e trabalhe suas reações e a busca de soluções na forma positiva. E para fechar esta breve abordagem ao tema Inteligência Emocional mantenha uma visão otimista baseada na realidade! Seja grato por estar saudável, e tire o melhor da quarentena! Abraços e protejam-se. (João Carlos Amorim).
Fonte: Linkedin.